sexta-feira, 7 de abril de 2017



Atividade prática laboratorial (APL) 
Questão-problema: Como identificar diferentes minerais?

Os alunos do 7.º ano realizaram a APL para identificar minerais nas rochas, utilizando uma chave dicotómica.

A escala de Mohs permite avaliar a dureza dos minerais. 

                  A calcite faz efervescência com os ácidos, libertando dióxido de carbono. 
          A moscovite tem dureza 2 a 2,5, por isso é riscada pela unha.










quarta-feira, 5 de abril de 2017

Em que estruturas e em que sentido se desloca a seiva bruta?

 Os alunos do 6ºano realizaram uma atividade prática laboratorial, onde  puderam verificar que a seiva bruta circula no interior da planta através de vasos condutores, chegando a todas as partes da planta, nomeadamente às folhas e às flores, onde circulam pelas nervuras que estas possuem.


                        






Qual a importância da luz na produção de alimento pelas plantas?


Os alunos do 6º ano foram mais longe e realizaram esta atividade prática laboratorial para verificarem os produtos resultantes da fotossíntese. A principal substância orgânica produzida na fotossíntese é um glícido, a glicose. 

 


sexta-feira, 3 de março de 2017

TRABALHO-PROJETO: "Pequeno almoça-TE!"



O Clube de Ciências do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, em articulação com a disciplina de Ciências Naturais – 9.º ano, pretende desenvolver um trabalho-projeto com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para as vantagens de tomar, diariamente, um pequeno-almoço completo e equilibrado, especialmente na melhoria das capacidades de concentração, memorização e raciocínio.
Assim, com a finalidade de caraterizarmos os hábitos de pequeno-almoço da comunidade educativa, AGRADECEMOS que responda com seriedade ao questionário, CLICANDO NO LINK abaixo apresentado: ⏳


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfl9d6pKd6M9XieOyKZFrp7q8rLhXakFHXl6sEYFVwcc_DlJA/viewform

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Os movimentos respiratórios



Com esta atividade (utilizando a fita métrica) observamos os movimentos da caixa torácica durante a ventilação pulmonar, bem como a variação do seu perímetro. Na expiração o volume da caixa torácica diminui (menor perímetro) na inspiração aumenta (maior perímetro).